terça-feira, 1 de outubro de 2013
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO.FELICIDADES VIVA UMA VIDA NOVA.
Dia Internacional do Idoso.
Um dia de reflexão Bíblica.
Dia do Idoso é celebrado hoje, mas ainda há muita luta pela frente.
Parabéns a todos Anciãos!
Publicado em terça-feira, 1 de outubro de 2013 às 07:59
Andréa Ciaffone / Do Diário do Grande ABC
Is 9:15 - O ancião e o homem de respeito é a cabeça;
A Bíblia ressalta a questão do idoso, hoje chamado de pertencente e Terceira idade.
Aliás, a Bíblia mostra que os homens foram criados para viver uma vida prolongada.
O chefe da Federação dos homens, Adão viveu longos 965 anos.
Porém o pecado tornou a vida dos homens encurtada pelo próprio Deus.
Estabelecendo 120 anos e uma vida com menor qualidade após os 70 anos, como diz o escritor do Salmos 47, diz.
Mas, ainda há esperança, condicionada a vida espiritual.
Jó diz, sobre os dias do homem e a esperança, que viria em Cristo:
Jó14.1-9 O HOMEM, nascido da mulher, é de poucos dias e farto de inquietação. Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. [...] Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles. ...Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
Ancião – def. em um vocábulo hebraico (zāqēn) e outro aramaico ('ătîd).
Ser ancião é uma posição de respeito, cãs embranquecidas são merecedoras de respeito por todos.
É claro, que o mundo parasita do mal quer diminuir esta qualidade.
Muito embora, criem-se Estatutos para os Idosos e outras leis muitos jovens se esquecendo de que um dia também serão idosos e envelheceram, abusam de suas forças na juventude, não respeitam as leis que nos protegem, não cedem seus assentos em ônibus e em outros locais públicos, desconhecendo a Lei e desrespeitando os mais velhos.
Que este dia se já um dia de reflexão.
"Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice [śêbâ] ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o Senhor é reto" - Sl 92.13-15 – ARC.
Note que o verbo esta reforça as figuras "plantar" e "florescer", traduzidos pela ARA por "cheios de seiva" e "verdor". É uma promessa para os anciãos justos, que temem a Deus e, particularmente, vivem na Casa do Senhor. "Plantar", ou "cheio de seiva" é a tradução do termo hebraico dāshēm, vocábulo estudado na lição anterior neste blog (vide) que se refere à prosperidade abundante. "Florescer", ou "verdor", no original, é ra'ănān, literalmente "exuberante", "viçoso" ou "fresco". Procede de rā'an, "vicejar", "ser viçoso", "reverdecer". Este vocábulo é usado em Jó 15.32 designando o infortúnio e a velhice infeliz dos ímpios: "Antes do seu dia ela se consumará; e o seu ramo não reverdecerá" (ARC). O Ancião na Bíblia: Exegese e Fundamentos. Bentho, Esdras Costa (RJ-Brasil), RJ, Brazil; Apud Notas MESQUITA, A. Neves de. Estudos no livro de Daniel. Rio de Janeiro: JUERP, 1978, p. 55. SCHMIDT, Werner H. Introduccion al Antiguo Testamento. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1983, p. 49.
Que nós vivamos a moralidade bíblica, na qual o Ancião de dias nos convida a uma vida de regeneração, na qual após a eternidade viveremos eternamente.
Idade cronológica é um parâmetro da vida terrena, que possamos passar a mensagem da Vida Eterna concedida a todos nós, para sermos livre desta vida que nos leva a corrupção pelos anos vividos, que desgastam a carne e o físico, mas não podem desgastar a nossa Alma e Espírito, que devem e podem ser plenamente conservados em Jesus Cristo!
2 Jo 1 - O ANCIÃO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade.
Ancião na Bíblia é símbolo de Conselheiro, de equilíbrio, de alguém com experiência e equilíbrio, com nível para ser juiz, capaz de ser julgador equilibrado de causas diversas.
Jó 12.12 Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.
Ter assento entre os importantes de sua cidade. Êx 18.21,22 "E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem".
É igualado ao poderoso, ao guerreiro, ao profeta.
Isa 3:2 - O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião...
Nas Escrituras do Antigo Testamento encontramos o desvalido Jó, empobrecido e doente a lamentar-se do descaso dos jovens, quando antes ele era respeitado ancião julgador, ás Portas da Cidade [posição exclusiva dos anciãos]. Job 19.18 Até os pequeninos me desprezam, e, levantando-me eu, falam contra mim.
Esta rebeldia muitas vezes, ainda hoje está condicionada ao estranho ao desnivelado pobre socialmente, ao deficiente velho. Assim, Jó já explicitava esta situação. Quando rico era ouvido, quando desvalido era desprezado, mesmo sendo o mesmo Jó!
O profeta Isaías descreve a situação caótica, da sociedade que se esquece de Deus, e lamenta a situação dos jovens [chamados de meninos], quanto ao respeito aos mais velhos.
Veja, a falta de respeito á Deus leva uma Sociedade a perda de seus valores, inclusive os valores dos anciãos, já em sua época.
O Ancião ou Zaqen era para ser considerado.
Is 3.5 "E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um, contra o seu próximo; O MENINO SE ATREVERÁ CONTRA O ANCIÃO [zāqēn], e o vil, contra o nobre".
Para um Mundo, e um País que crescem para ter cada dia, um número maior de Idosos, de pessoas envelhecidas, é necessário, que a Palavra de Deus seja Ensinada conforme, Ela mesma preconiza. “Ide e Ensinai a todas as Nações!”
Leia a matéria abaixo com um novo pensamento!
Título e origem, acima.
Ser idoso no terceiro milênio é bem diferente do que era no passado. Para o bem e para o mal. Por isso, hoje, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1982. A data marca também o aniversário de dez anos do Estatuto do Idoso, criado no Brasil para consolidar as leis e políticas públicas criadas especialmente para essa parcela da população.
O estatuto revelou uma realidade até então invisível: a violência. Por isso mesmo, o Disque 100, há dois anos, passou a atender denúncias de violações de direitos de idosos. “Nesse período, já recebemos 50 mil denúncias. A maioria refere-se à negligência, violência psicológica e abuso financeiro”, descreve Maria do Rosário Nunes, ministra-chefe Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Nosso desafio é articular uma rede de proteção, criando e fortalecendo delegacias do idoso, Centros de Referência em Direitos Humanos e Assistência Social e, principalmente, os conselhos de direitos”, completa a ministra.
Dentre as violações ao estatuto, a mais difícil de ser identificada e, portanto, denunciada, é o abuso financeiro, que geralmente ocorre quando familiares utilizam o benefício do aposentado para outras coisas que não o bem-estar de quem recebe o dinheiro. Outra forma de abuso seria manipular o idoso a pedir um empréstimo consignado para atender a necessidades que não são suas, deixando-o apenas com a dívida. Especialistas desconfiam boa parte dos empréstimos consignados sejam feitos para uso de outras pessoas que não o aposentado.
VIDA LONGA - Segundo o IBGE, a longevidade média cresceu de 62,5 anos em 1980 para 74,8 anos em 2013. Mais de 23 milhões de brasileiros têm mais de 65 anos. Só no Grande ABC, de acordo com o Censo 2010, são 279.230 maiores de 60 anos. Em 2050, a perspectiva é de que teremos mais idosos do que jovens com idade inferior a 15 anos. “Este é um quadro extremamente desafiador. O grande investimento que temos feito para inclusão social e econômica está sintonizado com a necessária qualificação dos serviços públicos para atender a uma população tão diversa e que rapidamente muda seu perfil”, diz Maria do Rosário.
Para o diretor de política social da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Grande ABC, Luís Antonio Rodrigues, a celebração pelas conquistas do passado acaba sendo eclipsada pelas lutas que estão sendo travadas no presente. “É um absurdo que o reajuste dos benefícios dos aposentados seja feito por um índice diferente, menor, do que o aplicado para o salário-mínimo de quem está na ativa”, reclama. “Conforme os anos vão passando, a situação só piora. Assim, a aposentadoria, em vez de ser um prêmio, se torna um martírio, porque a pessoa não consegue dar conta das suas necessidades”, diz Rodrigues, que estima que atualmente cerca de 30% da renda dos aposentados se destine à compra de remédios. “Com o descompasso entre os reajustes, em breve 50% irão para medicamentos.”
Para discutir essa e outras questões os aposentados vão hoje para Brasília protestar e chamar a atenção de políticos para a sua pauta de reinvindicações. A expectativa é de que mais de 1.000 aposentados de todo País desembarquem hoje no Planalto Central. Do Grande ABC, serão pelo menos 30 militantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.